Na busca por uma melhor qualidade de vida e hábitos alimentares mais saudáveis um dos principais aliados da população são os alimentos funcionais. Para quem ainda não sabe, os alimentos funcionais são os que ajudam a melhorar o funcionamento do metabolismo e ajudam a prevenir inúmeros problemas de saúde.

Há vários anos a ciência já vem estudando os benefícios dos alimentos funcionais para a saúde, porem os estudos já feitos não chegaram a um estudo conclusivo sobre o assunto.

Os alimentos funcionais também são chamados de alimentos nutracêuticos e são alimentos produzidos pela indústria alimentícia e são enriquecidos com diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Com certeza você já viu algum alimento funcional presente na prateleira do supermercado mais próximo á sua casa. São alimentos funcionais os leites fermentados, os biscoitos vitaminados, os cereais matinais ricos em fibras, leites enriquecidos, sopas desidratadas, flocos de trigo integral, entre outros.

Com a grande procura por alimentos funcionais a indústria alimentícia vem investindo pesado na criação e na fabricação desses alimentos. Já que as pessoas esperam repor ao organismo os nutrientes que ele necessita a partir do consumo diário desses alimentos.

A ANVISA exige que antes de um alimento funcional seja lançado no mercado, a empresa fabricante deve apresentar um estudo cientifico que comprove todas as propriedades funcionais atribuída ao alimento em sua embalagem.

O ideal é que as pessoas procurem consumir alimentos naturais, e evitem o consumo exagerado de alimentos funcionais, uma vez que não se sabe realmente quais os benefícios desses alimentos para a saúde do ser humano.