Quando as taxas de colesterol começam a se elevar é hora de acender o sinal vermelho e começar a se cuidar, uma vez que colesterol alto pode causar vários danos á saúde do organismo, formando placas de gordura e prejudicando principalmente o coração.

A receita pra manter o colesterol sempre controlado está na boa e balanceada alimentação, por isso a dica é evitar alimentos muito gordurosos e ricos em gordura saturada. Em vez desses alimentos, opte por um cardápio rico em nutrientes e recheado de verduras, legumes, frutas, grãos integrais e fibras.

Comer os alimentos corretos vai ajudar você a colocar o seu organismo no ritmo, auxiliando no bom funcionamento do intestino, mantendo uma boa circulação sanguínea e equilibrando as taxas do colesterol “ruim” e do colesterol “bom”.

Quem possui um colesterol desregulado deve passar longe de alimentos que possuam gordura trans, como os industrializados, e optar por alimentos naturais como castanhas que ajudam a combater o LDL (colesterol ruim).

É muito importante fazer exames de sangue periodicamente para conferir as taxas de colesterol no sangue, quem deseja prevenir o colesterol deve seguir as dicas acima e procurar o auxilio de um endocrinologista e fazer um acompanhamento com um nutricionista para manter a alimentação equilibrada e rica em alimentos que combatem o colesterol.