O ferro é um dos principais aliados na prevenção de doenças como a anemia. E a falta desse nutriente na dieta alimentar por causar anemia ferroriva. Para que o ferro seja melhor absorvido pelo organismo, o ideal é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C.

Os alimentos ricos em ferro são: brócolis, feijão preto, fígado de boi, lentilha seca, patê de fígado, soja, espinafre, gema de ovo, peixe, ervilha, inhame cozido, aveia, cevada, pão integral, semente de abóbora, beterraba, carne vermelha, couve, agrião e outros.

Esses alimentos devem estar presentes em todas as refeições de pessoas de todas as idades, principalmente crianças e idosos.

Diminuir o consumo de refrigerantes, café e chá também é fundamental para a boa absorção do ferro no organismo. Já que essas bebidas atrapalham o organismo a absorver esse nutriente tão importante.

Lembre-se que manter uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Por isso são limite sua dieta a nutrientes específicos. Um corpo saudável precisa de doses diárias de todas as vitaminas e minerais presentes na alimentação. Para sugestões de cardápios saudáveis, a dica é procurar o auxilio de uma nutricionista.