A maioria das pessoas desconhece os inúmeros benefícios do selênio para a saúde do ser humano. Para quem não sabe, o selênio é um mineral que age no organismo como antioxidante, combatendo os radicais livres e o envelhecimento precoce.

É muito comum que as pessoas que consomem pouca quantidade de selênio comecem a desenvolver sintomas como dores musculares, fraqueza e manchas brancas nas unhas.

Os alimentos são ótimas fontes de selênio, por isso é importante conhecer quais os alimentos ricos em selênio para incluí-los no seu cardápio diário. Grãos como castanha do Pará, aveia, arroz integral, castanha de caju, cereais integrais, e alimentos como frutos do mar, fígado, frango, brócolis, pepino, repolho, alho, cebola, atum, são ricos em selênio e por isso devem ser consumidos regularmente.

Já falamos neste post que o selênio oferece inúmeros benefícios para a saúde, agora vamos exemplificar. O selênio auxilia na formação de enzimas, melhora a absorção de vitamina E, reforça o sistema imunológico, auxilia no bom funcionamento da tireóide, contribui para a eliminação de toxinas através do fígado, evita doenças degenerativas, entre outros.

Agora que você já sabe como é importante o consumo de selênio e quer levar uma vida saudável, o ideal é começar a incluir os alimentos citados acima no seu cardápio alimentar. Mas nada de comer quilos de castanha para evitar a falta de selênio no organismo, já que esses alimentos são muito calóricos e podem contribuir para o ganho de peso.