A vitamina A é uma das mais importantes para o corpo humano, e tem como uma de suas principais funções é possibilitar a visão. A vitamina A também funciona uma um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e algumas doenças associadas.

A vitamina A deve ser ingerida através de alimentos, e as conseqüência da deficiência de vitamina A no organismo podem ser graves, como: dificuldade de visão à noite, maior vulnerabilidade a contrair infecções, redução do olfato, lesões na pele, entre outros.

O consumo de vitamina A deve ser de 30 mg por dia, e se consumida em excesso a Vitamina A pode provocar pele seca, fissura nos lábios, dores articulares, tonturas, dores de cabeça, queda de cabelos e desaceleração do crescimento. Por isso deve-se tomar muito cuidado para não ingerir vitamina A em excesso.

LINKS PATROCINADOS

Os alimentos ricos em vitamina A são: fígado, manteiga, leite, gema de ovos, sardinha, abacate, caju, pêssego, mamão, escarola, melão, cenoura, batata-doce, couve, espinafrem manga, tomate, abóbora, acelga, óleo de fígado de bacalhau, brócolis, entre outros.