As vitaminas são grandes aliadas na hora de manter o corpo saudável e o bem estar do organismo, elas ajudam o metabolismo a funcionar corretamente atuam na prevenção de muitas doenças. A vitamina C é uma das vitaminas mais importantes para o corpo e funciona como um oxidante que ajuda na cicatrização de ferimentos e fortalece o sistema imunológico.

A vitamina C pode ser consumida através da alimentação e também de suplementos. A falta de vitamina C no organismo pode causar feridas na pele, sangramento das membranas mucosas, perda de dentes, entre outros problemas. Por isso é muito importante consumir por volta de 40 mg por dia dessa vitamina.

Os alimentos ricos em vitamina C são: Brócolis, Morangos, Acerola, Mamão, Kiwi, Laranja,  Suco de laranja, Cantalupo, camu-camu, Ervilhas, Batata, Manga, Grapefruit, Suco de Grapefruit, Pimentão vermelho ou verde, Couve, espinafre, banana, melancia, abacate, abacaxi, entre outros.

É importante alertar que o excesso de vitamina C também pode provocar problemas como náuseas, vômitos, diarréia, fadiga, dor de cabeça e vários outros sintomas. Por isso, por mais benefícios à saúde que a vitamina C ofereça, não exagere no seu consumo diário.

O ideal é procurar um nutricionista para auxiliá-lo a montar uma dieta equilibrada e com todos os nutrientes que o seu corpo precisa.