A vitamina D possui um papel fundamental para o bom funcionamento do organismo e também para a manutenção da saúde do corpo humano, sendo responsável por regular os níveis de cálcio e fósforo no corpo ajudando na sua absorção, estimulando a formação óssea e fortalecendo o sistema imunológico.

A produção de vitamina D pelo corpo ocorre devido à exposição à luz ultra violeta, por isso podemos afirmar que o Sol é uma fonte muito importante de vitamina D para o corpo humana e tomar banhos de sol nos horários apropriados causa inúmeros benefícios a saúde.

A vitamina D também pode ser ingerida através da alimentação. Os alimentos ricos em vitamina D são: leite, margarina, ovos, salmão, atum, sardinha, fígado, óleo de peixe, manteiga, cogumelos, gema de ovo, fígado de frango, queijo, entre outros. O aconselhável é que se consuma 10mg por dia de vitamina D.

As conseqüências da deficiência de vitamina D no organismo podem ser muito sérias e inclui doenças como raquitismo, osteomalacia e osteoporose, todas doenças que atingem os ossos.

Para consumir a quantidade adequada de vitamina D para o organismo, o ideal é que se faça uma dieta balanceada. Para tirar suas dúvidas e auxiliar você a manter uma alimentação saudável procure a ajuda de um nutricionista.