Não são só as mulheres que sofrem problemas hormonais em decorrer da idade, os homens também tendem a sofrer vários problemas devido a diminuição da produção hormonal, é a chamada Andropausa.

A andropausa é comum em homens com mais de 50 anos de idade, e se caracteriza pela redução da produção do hormônio testosterona. A falta desse hormônio pode ocasionar diversas alterações na personalidade masculina e também alguns problemas físicos.

Os sintomas da andropausa são: disfunção erétil, falta de desejo sexual, falta de concentração, desanimo, insônia, mal humor, irritabilidade, perda de memória, entre outros.

LINKS PATROCINADOS

É muito comum que os homens que apresentam os sintomas da andropausa, com o tempo e a persistência dos sintomas da doença, tendem a desenvolver casos de depressão. Por isso é muito importante fazer acompanhamento com médicos especializados para evitar que o problema se desenvolva de maneira desordenada.

Felizmente, não são todos os homens que sofrem de andropausa, apenas 20% dos homens sofrem com a temida “menopausa masculina”.

O tratamento da andropausa pode variar de acordo com a gravidade da doença, mas é feito basicamente por meio de medicamentos de reposição hormonal.

Não há como prevenir a andropausa, mas hábitos de vida saudáveis como boa alimentação e a prática de atividade física podem amenizar os sintomas da doença no decorrer dos anos.