Anemia
A anemia é definida como uma condição da qual o conteúdo da hemoglobina do sangue está abaixo do normal, é o resultado da deficiência de algum nutriente essencial, praticamente 30% das pessoas do planeta são anêmicas, sendo que as crianças menores de 2 anos chegam a somar 50% destes números, existem vários tipos de anemias, sendo a principal a anemia com deficiência em ferro.

Anemia

Os tipos mais comuns são as anemias: da carência de ferro, das carências de B12 e ácido fólico, das doenças crônicas, defeitos genéticos, falciforme, talassemias, esferocitose, deficiência de glicose, malária, hemolíticas auto-imune, fragmentação dos eritrócitos, anemia plástica leucemias e tumores na medula, sendo que todas são perigosas em um mesmo nível.

Anemia – Sintomas

Na anemia aguda que é causada pela perca de sangue os sinais e sintomas são mais proeminentes e consistem na queda da pressão, devido a diminuição do volume sanguíneo total , levando a tonteira e o desmaio, ansiedade, agitação, fraqueza generalizada, e uma possível diminuição da função mental, estes são os principais sintomas da anemia.
A fadiga, anorexia, palidez da pele, mucosas na gengiva e nos olhos, falta de disposição para o trabalho também são fortes sintomas da anemia. Estima-se que 90% dos casos de anemia seja por falta de ferro, o ferro é o nutriente responsável pela fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte de oxigênio para todas as células do corpo.

Anemia – Tratamento

O tratamento da anemia ferropriva é simples, basta repor o déficit e repor o ferro através do uso de medicamentos e ingerindo alimentos ricos em ferro, como couve e feijão, deve ser feita uma consulta médica para que ele te receite comprimidos de ferro concentrado para corrigir o problema com a anemia.