Infelizmente o câncer de pele está se tornando bastante popular entre os brasileiros, já que a maioria da população não faz uso de protetor solar na hora de se expor aos raios UV e com o aumento da temperatura e a exposição freqüente aos raios solares provocam sérios danos á pele.

O câncer de pele pode ocorrer em qualquer parte do corpo, por isso é importante ficar atento aos sintomas da doença para, caso o diagnóstico seja positivo, dar inicio ao tratamento adequado o mais rápido possível. Quem já possui casos de câncer de pele na família deve ficar ainda mais atento e tomar um número maior de cuidados para prevenir a doença, já que La possui predisposição genética.

Os principais sintomas do câncer de pele são: coceira, secreção, manchas na pele em formato de nódulo, lesões cutâneas de difícil cicatrização, escamação da pele, manchas que mudam de cor e de tamanho, entre outros.

Quanto antes for diagnosticado o câncer de pele melhor para o sucesso de seu tratamento. Caso você esteja apresentando algum dos sintomas acima é importante consultar-se com um dermatologista e com um oncologista para a realização dos exames apropriados.

O tratamento para o câncer de pele pode variar de acordo com o tipo de câncer, e na maioria dos casos faz-se necessário algum tipo de intervenção cirúrgica. Após a cirurgia, a maioria dos pacientes é submetida ao tratamento com radioterapia.

Para prevenir o câncer de pele é necessário que se tome alguns cuidados básicos no dia a dia, como por exemplo, o uso de protetor solar adequado para o seu tipo de pele e o mínimo de tempo possível de exposição ao sol.