O dia das mães é uma data bastante tradicional no calendário brasileiro, trata-se de uma homenagem a todas as mamães e o reconhecimento do amor e dedicação aos filhos, e por isso é uma data especial na qual os filhos devem declarar o amor e gratidão que sentem por suas mães.

Por ser uma data especial, é comum que as famílias se reúnam para comemorar. O almoço de dia das mães é um costumo super tradicional no Brasil e por isso deve ser planejado com muito carinho para que a matriarca e toda a família saiam satisfeitas da ocasião.

A nossa sugestão de cardápio para almoço de dia das mães é o filé a parmegiana. É um prato muito saboroso e fácil de fazer, alem disso o filé vai bem acompanhado de diversos outras receitas, como arroz branco, batata frita, saladas, feijão, purê de batata, entre outros.

Confira logo abaixo como fazer filé a parmegiana seguindo a receita que preparamos para você agradar o paladar de sua tão queria mãe e de sua família.

Bife à parmigiana
Receita do chef Alexandre Romano, do Restaurante Aguzzo, em São Paulo
Rendimento: 2 porções

Ingredientes
Para o molho de tomate:

500g de tomates tipo italiano maduros
½ xícara de (café) de azeite virgem extra
1 dente de alho
1 folha de louro pequena
Vinho branco seco
Sal, pimenta branca

Para o filé:
2 peças de 120g cada de filé-mignon
2 xícaras de (chá) de pão caseiro* cortado em cubinhos pequenos ou em migalhas
1 ovo batido ligeiramente
3 colheres de sêmola de trigo
100ml de azeite comum
1 colher de (chá) de manteiga sem sal clarificada**
20g queijo parmesão ralado grosso
2 tomates sem pele e nem sementes
1 galhinho de manjericão
Fio de azeite virgem extra
Sal e pimenta do reino a gosto

* opcional: use pão italiano sem casca ou pão de forma sem casca
**para clarificar a manteiga, derreta 50g em banho maria, separe o líquido amarelo da superfície do líquido branco do fundo, este último deve ser dispensado.

Modo de preparo
Para o molho:
Faça pequenos cortes em “x” na ponta e retire o olho do tomate. Mergulhe-os em água fervente por 30 segundos e retire a pele. Em seguida, separe a polpa das sementes e corte grosseiramente. Passe as sementes por uma peneira, aproveitando todo o suco.

Aqueça um pouco de azeite refogue o alho inteiro, junte o tomate, o vinho branco, o suco do próprio tomate e tempere com o sal, pimenta, deixe cozinhar por 20 minutos, retire o dente de alho. Reserve.

Para o filé:
Tempere o filé com sal e pimenta. Polvilhe sêmola de trigo, passe pelo ovo batido e comprima as migalhas de pão no filé.

Em uma frigideira aqueça o azeite com a manteiga clarificada em fogo brando e coloque-o com cuidado para não perder a crosta de pão. Doure ambos os lados (um minuto cada, mais ou menos). Retire da gordura e seque em papel absorvente. Reserve no forno.

Montagem
Cubra os filés com o parmesão e leve ao forno (se der, ao forno com grill) pré-aquecido até o queijo derreter (mais ou menos um minuto). Tire do forno. Disponha em pratos grandes, cubra com o molho fresco de tomates e guarneça com o espaguete.