A catapora é uma doença muito comum principalmente na infância. Essa doença é causada pelo vírus da varicela e é altamente contagiosa. Na maioria dos casos, o período de incubação do vírus é de aproximadamente 3 semanas.

Os sintomas da catapora são: febre alta, lesões de pele em todo o corpo, coceira, falta de apetite, mal estar e outros. As lesões de pele causadas pela catapora devem receber os devidos cuidados senão podem virar feridas com cascas escuras ou adquirirem uma cor roxa indicando varicela hemorrágica, que é bastante grave.

Se porventura algumas das lesões infeccionar é importante encaminhar o paciente com catapora imediatamente para consultar um médico, já que infecção dessa lesões pode gerar graves infecções de pele como septicemia.

LINKS PATROCINADOS

Quando a catapora surge durante a infância, não é comum que ela aparece novamente durante a vida da pessoa, mas há casos do vírus da catapora ser reativado durante a vida adulta da pessoa, a doença então é chamada de Herpes Zoster. Essa é uma doença muito dolorida e que também provoca lesões de pele.

Hoje em dia já é possível encontrar medicamentos muito eficientes no tratamento da catapora, como é o da vacina contra catapora ou vacina antivaricela e a droga aciclovir. As vacinas também atua na prevenção da doença.

Se algum dos sintomas acima surgir, o ideal é procurar um médico imediatamente. Por mais que a catapora se cure sozinha, há meios de amenizar os sintomas e deixar a doença mais suportável utilizando medicamentos e alguns truques que o seu médico irá te ensinar.