Há milhares de anos, os chás são usados como tratamento para diversos tipos de doenças e infecções, e cada planta é usada para uma função especifica. O boldo, por exemplo, é utilizado para combater doenças hepáticas e de vesícula biliar, agindo diretamente no fígado, aliviando gases e auxiliando na boa digestão.

Os chás são muito populares e suas receitas são passadas de geração em geração entre as famílias. Porém, essa bebida deve ser consumida com moderação, já que o consumo excessivo do chá de boldo pode causar alguns males à saúde, como tonturas, vômitos, diarréia, entre outros.

A infusão feita com boldo possui um cheiro bem agradável, porém o chá de boldo não possui um gosto tão bom assim. O chá de boldo possui um sabor amargo devido a presença de uma substância chamada lactona em sua composição.

Para fazer o chá de boldo corretamente, o ideal é utilizar folhas ainda verdes do boldo para aproveitar melhor os benefícios da planta. Deve-se tomar 1 xícara de chá por dia para usufruir dos benefícios do chá de boldo para a saúde .

É importante lembrar que somente o consumo diário de chás não basta para manter o corpo e a mente saudável, é indispensável também que se faça visitas regulares ao médico para realizar exames e verificar em que estado se encontra o seu organismo.