O Cadastro de Pessoas Físicas, mais conhecido como CPF, é um dos documentos mais importantes para o brasileiro. Sem ele não se faz quase nada, não se pode fazer movimentações bancarias e nem cadastros em lojas.

O CPF também é importante para quem tem que fazer declaração de imposto de renda, e ficar em dia com as obrigações fiscais perante a União.

Infelizmente, os casos de inadimplência de contas podem levar o CPF a ser registrado em órgãos como o SPC e o SERASA, e a partir deste registro o dono do CPF tende a perder o crédito financeiro em diversas empresas.

Para saber se há algum impedimento no seu CPF é muito prático, já que você pode contar com o auxilio da internet e fazer a consulta sem sair de casa. Sites como http://www.megaconsulta.com.br e o  http://www.consultasweb.com.br ajudam  você a consultar seu CPF nos principais órgãos de restrição de crédito do país. Porém este serviço, de consultar o CPF através de sites, não sai gratuitamente, é necessário que se faça um cadastro prévio e que se pague uma pequena taxa de contribuição. A taxa a ser paga varia de acordo com o site que você irá acessar, por isso vale a pena procurar outros sites e tentar achar a taxa mais barata.