A câimbra nada mais é do que uma contração involuntária dos músculos e que geralmente essa contração provoca grande desconforto ás pessoas já que é muito dolorosa. A duração da câimbra pode variar de acordo com a intensidade do espasmo muscular, mas normalmente a câimbra não costuma durar muito tempo. Veja agora algumas dicas de como evitar as câimbras.

Os lugares mais comuns onde ocorrem as câimbras são nos músculos da panturrilha, pés, mãos, pescoço, abdômen e músculos anteriores e posteriores da coxa.

As câimbras podem ser causadas por excesso de atividade física, desidratação, doenças neurológicas, deficiência de vitamina B1,B5 E B6 no organismo, insuficiência venosas, entre outras causas. É muito comum que as mulheres reclamem de câimbras com mais freqüência durante a gravidez devido a falta de magnésio no organismo.

Para evitar as câimbras é preciso inicialmente prestar atenção aos sinais do seu corpo para que você possa identificar qual a causa da câimbra, no caso de câimbras causadas por atividades físicas pesadas o ideal é realizar um alongamento antes e após iniciar os exercícios, isso ajudará a deixar os músculos do seu corpo mais relaxados.

Para as pessoas que apresentam câimbras noturnas, o ideal é fazer uma sessão de alongamentos de aproximadamente 15 minutos antes de dormir e procurar manter uma alimentação equilibrada e rica em cálcio e magnésio.

Se somente os alongamentos não estão adiantando no seu caso você deve recorrer ao auxilio de um médico. O tratamento para câimbras mais indicado neste caso é o uso de remédios com vitamina E, complexo B e outras substancias que ajudam a evitar as câimbras.

Para evitar as câimbras é fundamental que você beba bastante liquido durante o dia e mantenha o corpo sempre hidratado.

Espero que as dicas acima tenham ajudado você a entender mais sobre como prevenir as câimbras.