A decoração de uma casa é muito importante e um jardim bem decorado dá todo um toque de sofisticação a sua casa. O jardim vertical é um muito simples de ser feito, e para ajudar-lhe serão ditadas algumas dicas.

Um jardim vertical pode ser feito com inúmeros tipos de plantas, misturadas ou não. Tudo vai depender do seu gosto e de quanto você pode gastar. Como exemplo de plantas que podem ser usadas, as bromélias, orquídeas pingo de ouro, peperômia riscada, begônia, avenca, dentre outras.

Escolha uma parede e monte um quadro com tábuas de madeira, esse será o lugar que vai receber o jardim vertical. Essas tábuas com o tempo ajudarão no desenvolvimento das raízes e fornecerão substrato para as plantas. Depois, basta prender as plantas na placa de fibra de coco que ficará presa na parede.  O importante e colocar uma a uma as placas de fibra de coco, tomando cuidado com a preocupação de saber como será o desenvolvimento da planta, assim evita que uma planta prejudique o crescimento da outra da outra

Pode-se usar blocos de cimento, é necessário comprar blocos de cimento de acordo com a área desejada, olhe se os mesmos tem furos para água. Depois é só chumbá-los na parede

Além de decidir o local e o tamanho da parede verde, você precisa escolher o estilo: a definição do tipo de planta é a etapa mais importante da montagem do jardim vertical. Recomenda-se misturar plantas que tenham mesma necessidade de água. Um jardim todo verde da um mais tropical ao local, já um jardim com plantas com flores da um ar campestre.

Se o jardim ficar exposto ao sol é necessários plantas que se adéquam mais a esse ambiente como por exemplo a Samambaia-do-Amazonás, mas se for um lugar com sombra pode-se usar as barrigas-de-sapo.

Compre terra vegetal adubada e, ao colocar a muda no bloco, incline a planta a 45 graus. Com isso, ela crescerá para fora da parede, e não paralela à base.

É preciso regar as plantas todos os dias para deixá-las sempre úmidas. A cada dois ou três meses é necessário afofar a terra, quadradinho por quadradinho. Quanto à adubação, ela deve ser feita uma vez por mês, com húmus de minhoca.

Agora que você já sabe como fazer um jardim vertical, confira algumas fotos de jardins planejados que podem inspirar você a criar um belo jardim em sua casa.