A conjuntivite é uma inflamação que ocorre na membrana transparente que envolve o globo ocular, chamada de conjuntiva ocular. Essa inflamação é provocada por vírus, fungos e bactérias e é altamente contagiosa.

Os sintomas da conjuntivite são: vermelhidão, coceira, sensibilidade a luz, dor de cabeça, inchaço e sensação de areia nos olhos. Devido a todos esse sintomas a conjuntivite provoca bastante incomodo quando aparece.

Infelizmente, não existe tratamento para conjuntivite, o que se deve fazer em casos de conjuntivite é aguardar a inflamação cessar por si só e realizar um limpeza constante nos olhos para diminuir o incomodo.

Para evitar a conjuntivite é muito importante tomar alguns cuidados, principalmente ao ter contato com outras pessoas, já que conjuntivite é contagioso. Lembre-se sempre de lavar as mão e o rosto, não coce os olhos, procure não permanecer em ambientes fechados com bebês, não use lentes de contato, evite compartilhar produtos de maquiagem para os olhos como rimel e lápis, entre outros.

Agora que você já sabe como prevenir a conjuntivite e já conhece todos os sintomas e desconfortos causados por essa inflamação, lembre-se de redobrar os cuidados caso ocorra uma epidemia de conjuntivite na sua região e sempre que possível faça uma consulta com um oftalmologista.