O curso de Direito é bem abrangente quando se trata de concursos públicos, já que muitas das matérias estudadas ao longo do curso superior de direito são cobradas nas provas da quase todos os concursos.

No ano de 2011 a lista de concursos públicos está bem abrangente, e vários concursos já estão previstos para o segundo semestre do ano. Por ter possuir curso superior, os advogados podem prestar todos os concursos, a não ser os concursos que exigem outras especialidades especificas que o advogado não possui.

Infelizmente não uma demanda muito grande de concursos específicos para advogados no Brasil, mas hora ou outra sempre aparece algumas seletivas em bancos e em outras empresas. Os advogados podem optar também por prestar concursos dentro da carreira jurídica como para cargos na promotoria, tribunal de justiça e até como Juiz de Direito.

Não há como montar uma lista dos concursos abertos para advogados em 2011, já que os prazos de inscrição variam bastante e a lista pode ficar desatualizada rapidamente.  A melhor forma de saber sobre os concursos abertos é consultar sites especializados no assunto, como por exemplo, http://www.concursospublicosonline.com .