Com o desenvolvimento da construção civil no Brasil, as novas residências de prédios e condomínios tendem a economizar o máximo de espaço possível nos ambientes, e salas, cozinhas e banheiros são os primeiros cômodos a serem reduzidos. Desta forma, a melhor coisa a se fazer é planejar bem a decoração do ambiente para que o espaço seja valorizado.

Para decorar uma sala pequena, é fundamental que a escolha de móveis que sejam proporcionais com o tamanho do cômodo. Evite sofás e estantes que possam deixar o ambiente muito carregado, e não se esqueça de colocar o mínimo de objetos possível espalhados pela sala.

Para deixar a sala mais moderna e aconchegante, procure decorar as paredes com quadros e porta retratos. Os adesivos de parede também são uma ótima opção para a decoração de ambientes pequenos. Mas lembre-se de não exagerar na quantidade de acessórios pendurados nas paredes para que o ambiente não fique carregado.

Como a sala que você pretende decorar é pequena, evite usar cores escuras na hora de pintar as paredes. Opte sempre por cores claras e neutras, para dar a impressão de amplitude ao local. Cores como branco, gelo, areia, amarelo claro, verde água e azul céu são ótimas opções.

Certifique-se de que todos os móveis que você está colocando em sua sala são realmente úteis e que nenhum deles irá impedir a movimentação dentro do cômodo. Afinal, por mais que a sala seja pequena, é necessário que se tenha facilidade de movimentação dentro dela, e móveis demais podem atrapalhar este fluxo.

Decorar ambientes, não é uma tarefa tão difícil, só requer criatividade e bom senso. Mas se por acaso você ainda tem duvidas de como decorar uma sala pequena, o ideal é procurar o auxilio de um profissional da área.

Abaixo estão algumas fotos de salas pequenas decoradas para inspirar você. Utilize as dicas acima para ajudar você.