Ser mãe é o sonho de toda mulher, porém algumas mulheres não conseguem aproveitar a plenitude desse momento devido a problemas psicológico que surgem após o parto, é a chamada depressão pós-parto.

A depressão pós-parto está se tornando cada vez mais popular entre as mulheres, porém a maioria das mamães que passam pela depressão pós-parto não reconhece que estão com a doença. Os sintomas as da depressão pós-parto são: ansiedade, tristeza, irritabilidade, insônia, angustia, crises de choro, falta de apetite sexual, lapsos de memória, falta de paciência e fadiga.

As causas da depressão pós-parto são inúmeras e podem variar de acordo com cada mulher. Porem alguns fatores biológicos, como variação nos níveis de hormônio sexual, e psicológicos podem influencias bastante na ocorrência da depressão pós-parto.

Por ser um distúrbio emocional, o tratamento para depressão pós-parto é feito através de acompanhamento com psicólogos e medicamentos. É muito importante que essa doença seja diagnosticada cedo para que a mulher possa usufruir de toda a alegria de ser mãe.

O tratamento para depressão pós-parto também ajuda no relacionamento da mãe com o bebê, fortalecendo os laços e proporcionando a mãe mais paciência para lidar com a criança.