A decoração de ambientes é fundamental para valorizar o espaço de um ambiente pequeno e ajuda bastante a propiciar mais conforto e praticidade ao cômodo. E ao contrário do que muita gente pensa não é difícil decorar um quarto pequeno, basta seguir as dicas de decoração que vamos dar neste artigo.

Para decorar quartos pequenos a primeira coisa que você saber é o tamanho do quarto, assim vai ser mais fácil na hora de escolher a metragem dos móveis e a quantidade de objetos que vão ser utilizados na decoração.

Outra coisa importante é eliminar os excessos, retire do cômodo tudo que não seja útil e que não combine com o estilo de decoração que você pretende criar. O ideal é deixar no quarto apenas os itens essenciais para que o ambiente pareça mais amplo.

Como o espaço é pequeno, o ideal é escolher cores mais suaves para pintar as paredes. E dê preferência para uma decoração monocromática, cores como azul céu, gelo, branco, amarelo claro, verde água, rosa bebê, e lilá são ótimas opções de cores para usar na decoração de ambientes pequenos.

Para deixar o ambiente mais arejado e iluminado o ideal é colocar janelas que possibilitem a entrada da luz solar, já que um ambiente iluminado por luz natural tende a parecer maior do que realmente é.

Evite pendurar cortinas muito grandes ou com tecidos pesados.

Usar espelhos na decoração de quartos pequenos é fundamental. Os espelhos são itens super necessários e são ótimos para dar a impressão de que o espaço é bem maior do que realmente é.

Na hora de mobiliar o quarto, dê preferência para móveis planejados. Eles são práticos, bonitos e de ótima qualidade, alem disso vão valorizar o pouco espaço do cômodo. Quem está procurando por economia e prefere escolher os próprios móveis, a dica é dar escolher apenas os móveis necessários.

Evite colocar os móveis todos juntinhos ou próximo demais da porta para não deixar o espaço muito apertado.

Alem dos truques para deixar ambiente maior mostrados acima, é bom não cobrir o chão com tapetes ou outros objetos. Um chão coberto sempre parece menor do que realmente é.

Não coloque móveis no centro do quarto, isso irá atrapalhar a movimentação das pessoas pelo quarto.

Utilizes prateleiras suspensas ou fixas nas paredes ao invés de um armário para guardar objetos como livros, porta retratos e outros. E utilize suportes de televisão que podem ser fixados em uma parede ou dê preferência para televisores de LCD.

Para deixar o quarto mais moderno, utilize a decoração com papel de parede ou adesivos decorativos. Eles são super práticos, baratos, bonitos e ainda dão um toque super especial ao ambiente.

Agora que você já sabe como decorar um quarto pequeno, utilize a sua criatividade e bom senso para criar o quarto dos seus sonhos mesmo que com pouco espaço. Para mais informações procure um profissional da área, ele irá te dar mais dicas de decoração de interiores.