A diabetes é uma doença crônica, portanto deve-se tomar o máximo de cuidados possíveis para evitá-la, já que ela oferece inúmeros riscos á saúde e se não for controlada pode levar o paciente a ficar cego.

Os diabéticos possuem muitas restrições alimentares, o açúcar, por exemplo, é um dos itens proibidos no cardápio de uma pessoa diabética. Devido a essas restrições alimentares, o diabético deve se esforçar para manter uma alimentação saudável, balanceada e que o ajude a controlar o nível de glicose no sangue.

Entre os alimentos proibidos para os diabéticos estão: carne de porco, queijos amarelados, frituras, creme de leite, leite condensado, molhos industrializados, mortadela, lingüiça, salame, entre outros.

Os vegetais e as hortaliças podem ser consumidos á vontade. Porém o diabético deve tomar cuidado com a quantidade de fruta que ele consome durante o dia, já que a frutose pode alterar o nível da glicose no sangue.

Hoje em dia já existem uma grande variedade de alimentos diet como gelatinas, doces, bolachas, refrigerantes e outros. Esses alimentos oferecem ao diabético um maior numero de opções alimentares, porém é importante lembrar que embora esse alimentos não contenham açúcar, eles não podem ser consumidos á vontade, uma vez que são muito calóricos.

É muito importante que o diabético mantenha o hábito de se alimentar de duas em duas horas para manter o metabolismo mais acelerado. A pratica de esportes também é fundamental para o controle da diabetes e ajuda o paciente a manter uma vida mais saudável e com menos riscos.