Um edema pulmonar é um acúmulo de líquido nos pulmões que ocorre de maneira anormal. E na maioria dos casos surge de uma hora para outra, colocando a vida do paciente em risco. As causas do edema pulmonar são muitas, e entre as principais causas o edema é provocado devido a problemas do coração, como infarto do miocárdio e problemas nas válvulas que bombeiam o sangue.

Os sintomas do edema pulmonar são: falta de ar, encurtamento da respiração, ansiedade, chiado no peito, aumento da pressão arterial, aperto no tórax, tosse, taquicardia, cianose, dificuldade de respirar quando se faz atividades físicas, entre outros.

O diagnóstico do edema pulmonar pode ser feito através de exame físico e radiografia do tórax. É importante procurar um médico imediatamente caso algum dos sintomas acima ocorram para que se descubra a causa do edema pulmonar e se inicie o tratamento adequado.

O tratamento pode variar de acordo com os motivos que ocasionaram o edema e também de acordo com a gravidade do estado do paciente.

Para prevenir o edema pulmonar é necessário um acompanhamento médico e a realização de exames que detectam a doença, periodicamente.