A gastrite é uma inflamação que ocorre na mucosa da bolsa estomacal. Existem dois tipos de gastrite, a gastrite aguda que surgem de uma hora pra outra e podem ser causadas por medicamentos e até estresse físico ou psíquico, e a gastrite crônica que é causada por uma bactéria que provoca uma redução na produção de suco gástrico.

Os sintomas da gastrite variam muito nos casos de gastrite aguda, já a gastrite crônica não apresenta sintomas. Em geral, os pacientes com gastrite sentem: queimação, dor abdominal, perda do apetite, náuseas, vômitos, sangramento digestivo, entre outros.

O diagnóstico da gastrite é feito através de exames como a endoscopia, que permite uma visualização da mucosa.

LINKS PATROCINADOS

Se você está sentindo algum dos sintomas acima, o ideal é procurar um médico para iniciar o tratamento para gastrite adequado ao seu diagnóstico antes que a doença evolua e provoque outros danos a sua saúde.

As dicas para prevenir a gastrite são: evitar medicamentos como antiinflamatórios e a aspirina para não irritar a parede estomacal, não fazer uso de bebida alcoólica e de cigarro, evitar bebidas gaseificadas, beber somente água tratada, lavar as mãos antes das refeições, evitar comidas industrializadas e cuidar da higiene pessoal e da conservação e limpeza dos alimentos.