Os métodos anticoncepcionais são usados para que impedir a gravidez. O que não podemos esquecer, é que esses métodos não previnem contra doenças, exceto a camisinha.

Atualmente há variadas escolhas de métodos contraceptivos, uns mais conhecidos, outros nem tantos. A maior parte desses métodos está ao alcance de todas as classes.

O mais conhecido é a camisinha, que além de ser o método mais seguro para a prevenção da gravidez, é também o único que impede que as pessoas sejam contaminadas por DSTS. Existe a camisinha tanto feminina como a masculina.

LINKS PATROCINADOS

Outro bastante conhecido é a Pílula anticoncepcional, onde se precisa contar muito com a mulher para que ela lembre sempre de tomá-la, pois uma vez que não é tomada, já corre o risco do método perder o efeito.

Essas pílulas vêm em uma cartela com os dias da semana para facilitar o uso, ela previne somente a gravidez, mesmo assim é possível que a mulher engravide tomando o anticoncepcional.

O DIU (dispositivo intra-uterino) também é um método muito utilizado, onde é inserido um dispositivo dentro do útero da mulher durante a menstruação, mas o método é reversível.

A Tabelinha também é muito conhecida, ela exige que a mulher faça cálculos de quando será seu período fértil, assim pode utilizá-lo  para engravidar ou para prevenir.

Já sabendo os dias férteis, a mulher e seu parceiro evitam a relação sexual, porém este não é um método totalmente seguro.

Havendo mais dúvidas sobre o assunto, é recomendado que a mulher vá até um ginecologista onde o médico responsável te ajudará a fazer a melhor escolha.