Foliculite é uma irritação na pele que pode ser causada por diversos fatores, como por exemplo o uso de calças jeans apertadas. Os primeiros sinais da foliculite são os aparecimentos de bolinhas vermelhas na pele, algumas vezes essas bolinhas parecem espinhas cheias de pus.

A foliculite é gerada pelo acumulo de bactérias e ocorre com mais freqüência na região da virilha tanto em homens quanto em mulheres.

Pessoas com pele sensível têm mais tendência a ter foliculite, e os sinais dessa infecção pode surgir até mesmo depois de uma simples depilação.

O tratamento para folicute é feito através de acompanhamento com dermatologistas. Na maioria dos casos o medicamento indicado é o antibiótico.

E como prevenir a foliculite? Para prevenir a foliculite o ideal é fazer uma esfoliação semanal na região onde a infecção costuma aparecer. Para as pessoas que tem foliculite após a depilação, uma boa idéia seria recorrer ao método de depilação a laser.

Usar calças menos justas também ajuda a prevenir a foliculite. Procure usar calças mais largas e com tecidos naturais para que sua pele consiga respirar e os pelinhos não encravem, propiciando o acumulo de bactérias.

É fundamental tratar a foliculite logo no seu inicio, já que essa irritação deixa a pele com uma aparência não muito bonita e pode causar vários desconfortos, como coceira, entre outros.