O alho é um dos alimentos mais utilizados na culinária brasileira, isso porque não a nada melhor para dar mais sabor aos alimentos do que alguns dentes de alho não é mesmo?! Mas não é só a função de tempero que o alho possui, esse alimento também proporciona inúmeros benefícios à saúde.

Alguns dos benefícios do alho para a saúde já foram comprovados através de pesquisas e outros ainda estão em fase de estudo. Já se sabe que o alho auxilia na diminuição da pressão arterial, reduz o colesterol, combate as infecções, previne e combate doenças provocadas por vírus e bactérias, proporciona um alivio da congestão nasal, entre outros.

O alho já é usado pela população mais antiga para combater doenças a muito tempo, e já se sabe que as propriedades do alho são bastante eficazes na prevenção de resfriados e gripes.

Por ajudar a diminuir a pressão arterial e reduzir o colesterol, o alho também ajuda a evitar a coagulação sanguínea, reduzindo consideravelmente os riscos de infartos e outros problemas cardiovasculares.

Estudos comprovam que o alho também é um agente anticancerígeno, e age no organismo diminuindo o risco de alguns tipos de câncer, como o câncer de mama, pele, pulmão e do esôfago.

O alho pode ser consumido tanto cozido como cru, embora alguns especialistas afirmarem que os benefícios do alho cru são maiores. O ideal é consumir pelo menos 2 dentes de alho por dia para poder usufruir de todos os benefícios citados acima.