Na hora de comprar ou consumir algum alimento, é muito importante prestar atenção da data de validade do mesmo, já que a ingestão de alimentos vencidos pode causar vários danos à saúde.

A legislação brasileira dispõe que a validade dos alimentos deve estar em um lugar de fácil visualização para que o consumidor possa consultá-lo antes de comprar o produto. Não é aconselhável comprar alimentos que estão perto de perder a validade para não desperdiçar dinheiro e nem correr o risco de consumir o alimento após o vencimento.

Os alimentos enlatados são os que mais oferecem riscos à saúde após perderem a validade, por isso o ideal é dar preferência para os alimentos embalados em vidro ou plástico.

O consumo de alimentos vencidos pode causar reações como: diarréia, dores estomacais, intoxicação alimentar, náusea, enjôo, dores de cabeça, entre outros.

Para evitar tais reações de perigo à saúde, o ideal é ficar atento aos rótulos na hora de comprar alimentos industrializados, e não leve para casa alimentos com o rótulo danificado e sem a data de vencimento na embalagem.

Caso você encontre alimentos fora da data de validade nas prateleiras de algum supermercado informe imediatamente a administração do local ou procure a vigilância sanitária.