A impressão que se tem é que quando o intestino está desregulado nada funciona bem. E a prisão de ventre influencia diretamente no humor e no comportamento das pessoas, deixando-as mais mal humoradas e com menos disposição.

Infelizmente, a prisão de ventre é muito comum entre a população e atinge pessoas de todas as idades, podendo ter inúmeras causas.

Geralmente a prisão de ventre é causada por péssimos hábitos alimentares, sedentarismo e falta de hidratação. Todas essas hipóteses podem ser tratadas e a prisão de ventre pode diminuir e até mesmo desaparecer se a pessoa se dedicar a mudar de vida.

O ideal é que quem sofre de prisão de ventre ou obstipação procure se alimentar com alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas, legumes, verduras e outros alimentos integrais. É muito importante também beber no mínimo 2 litros de água por dia, porém quanto mais água se ingere melhor é para o funcionamento do intestino.

Para acabar com a prisão de ventre, procure praticar exercícios no mínimo três vezes por semana para acelerar o metabolismo e ajudar a digestão dos alimentos.

Caso a sua prisão de ventre esteja lhe causando algum outro tipo de desconforto ou dores abdominais, e se você não vai ao banheiro a mais de duas semanas, ou exista sangue junto com as suas fezes, o ideal é procurar um médico para a realização de alguns exames e iniciar o quanto antes o tratamento para prisão de ventre.