A tapioca é um dos ingredientes mais utilizados nas receitas de pratos brasileiros, e contribui para que tanto pratos doces como salgados tenham um sabor especial. O pudim de tapioca é uma das receitas mais gostosas feitas com esse ingrediente, e não há necessidade de muita prática na cozinha para poder preparar essa receita de sobremesa.

O pudim de tapioca deve ser servido gelado e rende em média 8 porções. Se você ainda não experimentou esse delicioso prato, abaixo está uma receita que vai ensinar você a como fazer pudim de tapioca.

RECEITA DE PUDIM DE TAPIOCA

Ingredientes

Pudim

1 litro de leite

1 xícara (chá) de tapioca (grão fino)

200 g de coco fresco ralado

4 ovos

1 xícara (chá) de açúcar

1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de manteiga

1 pitada de sal

Calda

1 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo

Pudim

Coloque o leite numa panela e leve ao fogo até ferver. Despeje numa tigela, misture a tapioca e deixe por 30 minutos. Enquanto isso, caramelize a fôrma para pudim (veja abaixo como preparar a calda). Depois, bata no liquidificador a tapioca com o leite, o coco e os ovos. Adicione o açúcar, o leite condensado, a manteiga e o sal. Bata até ficar tudo muito bem misturado. Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC). Despeje o creme batido na fôrma caramelizada e leve ao forno, em banho-maria, para assar por 1 hora e 30 minutos. Espere amornar para desenformar.

Calda

Derreta o açúcar numa panelinha, junte a água e faça uma calda. Com essa calda, caramelize uma fôrma para pudim.