O quibe é um prato muito gostoso e super popular na culinária brasileira, sendo servido assado, frito ou cru. Independente da forma de servir, a receita de quibe é basicamente a mesma e é muito fácil de preparar.

Pensando nas pessoas que adoram comer quibe assado, mas não sabem como preparar. Hoje vamos ensinar uma receita de quibe fácil e que vai dar água na boca em muito gente. Você poderá preparar e servir a receita de quibe assado em diversas horas do dia, pois essa é uma receita prática e versátil, que combina muito bem com as refeições principais e também com as horas de lanche.

Eu achei essa receita fácil de quibe assado em um blog e testei, o resultado foi melhor do que esperava e o sabor o quibe é incrível. E para ficar ainda mais gostoso, a dica é pingar algumas gotinhas de limão e pimenta.

Receita de Kibe Assado

Ingredientes:
- 500g de trigo para kibe
- 1 quilo e meio de carne moída – tem que ser bem fresca e sem muita gordura, pra não pesar. Recomendo Coxão mole, Alcatra ou Patinho.
-1 cebola ralada
- 4 dentes de alho picados bem pequeno
-1 maço de hortelã picadinho
-sal a gosto
-Azeite de boa qualidade

Modo de Preparo:

Na véspera, coloque o trigo de molho em uma vasilha com água filtrada. Ele irá inchar e mais que dobrar de volume, então use uma vasilha grande.

No dia do preparo, separe cerca de meio quilo da carne e prepare refogadinha na cebola e com hortelã, sem muito tempero. Use só sal, pimenta do reino e tá ótimo. Reserve e deixe esfriar.

Acenda o forno em temperatura baixa e deixe-o pré-aquecer. Inicie o preparo do kibe: escorra o trigo numa peneira, para tirar o excesso de água. Em uma vasilha, coloque o trigo, a carne moída, a cebola ralada, a hortelã picada e o sal.

Amasse tudo, com as mãos. É uma coisa meio terapêutica, porque você deve ficar por bastante tempo fazendo isso. Quanto mais você amassar, mais leve e gostosa ficará a massa do kibe.

Quando seus braços cansarem, unte com azeite o fundo de uma forma e espalhe metade dessa massa amassadinha.

Cubra com a carne refogada reservada. Cubra com o restante da massa. Regue novamente com azeite.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno bem baixinho (uns 150-180C) por cerca de 45 minutos. Depois retire o papel alumínio e deixe dar uma douradinha, pra ficar bem bonito.

Fonte: http://cozinhadagabi.blogspot.com/2008/08/kibe-assado-delcia.html