Sinceramente, o strogonoff de frango é uma das minhas refeições favoritas e minha boca enche de água ao ver um prato com strogonoff de frango, arroz branco e batata palha. Alem de ser um prato muito saboroso, o strogonoff é muito simples de ser feito e sua receita não exige muita habilidade na cozinha.

Para saber como preparar um strogonoff de frango basta seguir a receita passo a passo que não haverá erro, e todos os seus convidados poderão saborear um delicioso e requintado prato.

Quem preferir pode substituir o frango por carne vermelha ou por camarão.

Confira agora uma receita fácil de strogonoff de frango.

Ingredientes para o strogonoff

1 kg de peito de frango sem pele e sem osso (filé de frango)
1 limão
250g de de cogumelos frescos ou em conserva
200ml de molho de tomate peneirado
1/2 xícara de creme de leite
1 cebola roxa
2 dentes de alho
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de maizena
1 xícara de água

Modo de fazer

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

Prepare o frango: Lave cada pedaço de frango em água corrente e fria se desejar. Com uma faca afiada, sobre uma tábua de corte, retire algum resto de gordura que tenha ficado nas pontas ou por debaixo. Corte os filés em pequenos cubinhos, coloque-os numa tigela e tempere com o sal, a pimenta e o suco do limão. Deixe pegando gosto por umas duas horas.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos. São muito afiadas e excelentes para cortar carnes e peixes.

Prepare a cebola e o alho: Descasque a cebola, lave-a e corte-a bem pequenininho. Descasque os dentes de alho com uma faquinha ou use um descascador de alho. Esprema o alho com um espremedor ou corte bem pequeninho com uma faquinha.

Prepare a maizena e os cogumelos: Dilua completamente a maizena em 1/4 de xícara de água e reserve o restante para cozinhar o frango e os cogumelos Se usar cogumelos frescos, limpe-os com uma escovinha macia própria para legumes e se usar cogumelos em conserva escorra-os numa peneira. Depois corte-os em fatias e reserve. Os cogumelos frescos são maiores que os cogumelos em conserva, porém ao cozinhar diminuem de tamanho.

Prepare o strogonoff: Em uma panela grande ou frigideira funda com tampa coloque o óleo e deixe aquecer. Depois ponha a cebola e o alho e deixe dourar mexendo para não queimar. Quando estiver douradinho, junte o frango e refogue até dourar também, mexendo de vez em quando para não grudar.

Depois acrescente a água sem maizena, os cogumelos cortados fininho e o molho de tomate, mexa e deixe cozinhar mais um pouco com tampa até que o frango fique macio e os cogumelos reduzam de tamanho. Junte a maizena diluída e mexa até encorpar, ficar mais grosso. Só então junte o creme de leite e mexendo sempre sem deixar que ferva, misture-o homogeneamente. Sirva quente e acompanhado das sugestões acima.

DICA: A tampa da panela é importante, pois evita que os líquidos se evaporem muito rápido e que o frango fique ressecado.