Várias pessoas sofrem com rinite alérgica sem mesmo reconhecer as causas e sintomas da doença.

A rinite alérgica é desencadeada quando os mecanismos de defesa do nariz reagem ao entrar em contato com alguma substancia tóxica ao sistema respiratório. A partir daí surgem os sintomas da rinite alérgica para impedir que a substancia chegue ao pulmão.

Os sintomas da rinite alérgica são: nariz entupido, coriza, espirros, coceira no nariz e no céu da boca, dor de cabeça, olfato ruim, e em alguns casos, febre.

As causas da rinite alérgica são bem variadas e há algumas pessoas que tem mais predisposição a apresentar a doença. É muito comum que as reações alérgicas advindas da rinite sejam desencadeadas em lugares com muita poeira, ácaros e poluição.

Alguns alimentos ou pólen também podem desencadear os sintomas da rinite alérgica. Tudo depende da sensibilidade de cada paciente.

O tratamento para rinite alérgica é feito através de antialérgicos, vacinas e também com a higiene ambiental. Quem sofre com rinite alérgica deve procurar manter a casa sempre limpa e livre de poeira.

Infelizmente a rinite alérgica não tem cura, mas a doença pode ser controlada se o paciente tomar os devidos cuidados. Como por exemplo, evitar entrar em contato com substancias que desencadeiam a alergia, como substâncias químicas, agente de limpeza, excesso de poeira, fumaça de cigarro, tintas, inseticidas, entre outros.

Para saber como prevenir a rinite o ideal é procurar um médico para que ele analise o seu caso e descubra quais os agentes que provocam a sua alergia.