O sarampo é uma doença provocada por vírus e é transmitido através de secreções liberadas das vias respiratórias, por isso o sarampo é considerado uma doença infecto-contagiosa. Por ser uma doença grave, o sarampo pode provocar aborto e até mesmo um parto prematuro se for contraído por gestantes.

Os sintomas do sarampo são: manchas avermelhadas na pele, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, perda do apetite, coriza, e outros. O período de incubação do vírus pelo organismo é de 7 a 18 dias.

LINKS PATROCINADOS

O diagnóstico é feito através de exames clínicos. E o tratamento para sarampo é sintomático, ou seja, tem por objetivo apenas aliviar os sintomas da doença.

É importante que as pessoas com sarampo façam repouso, bebam bastante liquido e comam alimentos leves. No caso de febre, o ideal é recorrer a medicamentos antitérmicos.

Para evitar o sarampo o ideal é evitar contato com pacientes infectados, já que o sarampo pode ser transmitido através de espirros ou tosse.

Se aparecerem os sintomas citados acima, não deixe de procurar um médico imediatamente e evite receber visitas para que seus familiares e amigos não contraiam a doença.

E para prevenir contra sarampo a melhor forma é tomar a vacina contra sarampo.