A tireóide é uma glândula endócrina que é fundamental para que o organismo funcione bem. Já que uma das suas principais funções é produzir hormônios que regulam o metabolismo.

Quando a taxa de hormônios produzidos pela tireóide, como por exemplo o T3 e o T4, se encontram alterados, é sinal de que a tireóide não está funcionando de maneira adequada e isso causa diversos problemas ao organismo, principalmente ao metabolismo do corpo humano.

Os sintomas da tireóide variam de acordo com a disfunção apresentada na glândula, e podem ser: sonolência, unhas quebradiças, desânimo, cansaço, ressecamento da pele e dos cabelos, prisão de ventre ou diarréia, aumento ou diminuição exagerada de peso, entre outros.

Para prevenir alterações na tireóide, é importante ficar atento aos sintomas citados acima e fazer, periodicamente, uma visita ao endocrinologista pra realizar os devidos exames e descobrir se há alterações de hormônio significativas para iniciar o devido tratamento.

Os casos mais comuns de inflamação na Tireóide são o Hipotireóidismo, que desacelera o metabolismo e faz com que a pessoa ganhe peso, entre outros sintomas, e o Hipertireóidismo, que causa a diminuição do peso e acelera o metabolismo. Ambos os casos necessitam de tratamento e acompanhamento médico. Por isso é sempre bom cuidar da saúde.