O Transtorno Bipolar do Humor é uma doença que altera o temperamento das pessoas e qualquer um está sujeito a tê-la, independente de idade, classe social ou sexo. Porem, segundo alguns especialistas, o transtorno costuma aparecer a partir dos 24 anos.

Infelizmente, o transtorno bipolar é bastante comum entre a população, e de acordo com dados recente de uma pesquisa, um em cada cinco brasileiros possui essa doença. Porem, nem todas as pessoas que sofrem de transtorno bipolar já foram diagnosticadas.

Os sintomas do transtorno bipolar do humor começam a partir de grandes mudanças de comportamento, onde a pessoa hora se encontra em um estado de alegria intensa e em seguida já está em depressão profunda sem qualquer motivo aparente.

Geralmente, quem apresenta um quadro de transtorno bipolar, a princípio, não percebe que está doente e não consegue ver nenhum problema nas suas oscilações constantes de humor, porem, conforme a doença vai se intensificando a pessoa começa a ter problemas em se socializar e até mesmo de manter amizades, já que ela se torna cada vez mais impaciente.

Hoje em dia, com o avanço das técnicas de psicologia, o tratamento para o transtorno bipolar vem apresentando grandes resultados e proporcionando mais estabilidade no humor dos pacientes que sofrem da doença. Os médicos costumam indicar para os pacientes que são diagnosticados com esse tipo de transtorno do humor o tratamento a partir de medicamentos e acompanhamento psicológico com especialistas.

É fundamental que o paciente receba o apoio da família e dos amigos durante o tratamento, para que ele não desista e sinta mais segurança.

Caso alguém de sua família esteja apresentando os sintomas do transtorno bipolar, o ideal é procurar um médico para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível e se possa iniciar o tratamento adequado.