A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, atinge milhões de mulheres no mundo todos. Trata-se de uma série de sintomas físicos e comportamentais que surgem no período que antecede a menstruação.

A TPM provoca muitos incômodos para as mulheres e também para as pessoas que estão á sua volta. Já que o período da TPM afeta diretamente o humor e a personalidade feminina, atrapalhando suas relações sociais.

Os sintomas da TPM são: dores de cabeça, fadiga, irritabilidade, tensão, aumento do apetite, raiva, crises de choro, palpitações, tonturas, calor em excesso, ansiedade, depressão, dor nas mamas, retenção de líquidos, cansaço e aumento do desejo por doce.

LINKS PATROCINADOS

Infelizmente não há um tratamento para TPM específico, uma vez que os sintomas da TPM podem variar entre cada mulher. Mas existem alguns métodos que ajudam a suavizar os sintomas da TPM.

Um dos métodos que aliviam a TPM diz respeito ao consumo de alimentos ricos em vitamina E, vitamina B6, cálcio e magnésio. Reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura, açúcar, sal e cafeína, parar de fumar e fazer exercícios físicos são algumas das medidas preventivas contras TPM.

O ideal é procurar um médico para tirar mais dúvidas sobre a TPM e verificar se no seu caso há algum tratamento que ajude a suavizar as crises de TPM.