A gravidez é um período no qual as mulheres devem tomar muitos cuidados, principalmente com os remédios que consomem. E mesmo após o parto, as mulheres devem continuar a seu preocupar, afinal de contas tudo que elas ingerem é passado para o recém nascido através do leite materno.

Por isso que muitas mulheres têm dúvidas sobre o melhor momento para voltar a tomar anticoncepcional após a gravidez. O ideal é que mulheres que deram a luz recentemente devem aguardar no mínimo três semanas para começar a tomar pílulas anticoncepcionais novamente.

Isso porque, as pílulas anticoncepcionais aumentam os riscos de surgimento de coágulos sanguíneos, por isso as mulheres devem ter bastante cuidado. E segundo estudos sobre o assunto, as mulheres que acabaram de dar a luz possuem maiores chances de desenvolverem coágulos sanguíneos graves nas primeiras semanas após o parto.

As mulheres que tiverem outros fatores de risco para formação de coágulos sanguíneos, como as que sofrem de obesidade ou as que fizeram parto cesariana, devem aguardar um tempo maior de no mínimo 6 semanas para iniciar o uso de anticoncepcional.

Para melhores orientações sobre o uso de anticoncepcional após a gravidez, é fundamental procurar o auxilio de um médico ginecologista para que ele esclareça todas as suas dúvidas a respeito do assunto e te indique o que é melhor para você e o seu bebê.